A Associação Para Auxílio da Criança e do Adolescente Projeto Crescer iniciou seu trabalho no Município de Pindamonhangaba no ano de 2002, através de um grupo de voluntários da igreja São José no bairro Bela Vista com atividades esportivas de futebol e judô, contava com a colaboração de alguns setores privados   e com um espaço  cedido pela igreja para a realização das atividades. Depois de alguns anos de trabalho a Organização se tornou uma Associação formal e constituída juridicamente, com certificado do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Com a formalização o Projeto ganhou espaço no município e ampliou suas atividades passando a atender outros bairros. A Associação recebeu vários prêmios e certificados ao longo destes 17 anos de história:  Em 2011 a OSC recebeu recursos da Petrobrás para desenvolver o Projeto de esporte itinerante e passou a atender  os bairros Araretama, Vale das Acácias, Pasin e Santa Cecília. Em outubro de 2012 iniciamos o atendimento  no bairro do Goiabal devido a Premiação do Concurso Volkswagen na Comunidade. Em 2013 recebemos recursos da GERDAU para o Projeto Lyra Crescer com atuação no Sub-Distrito de Moreira Cesar. No ano de 2014 iniciamos a parceria com a escola  municipal Profª Yvone Apparecida Arantes Correa e em 2015 recebemos o  Selo do Itaú Unicef pelo trabalho em parceria com a escola com o Projeto Comunidade em Ação. Em dezembro 2016 a Organização foi contemplada com os recursos do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA) e passou a atender também as demandas de violência contra crianças e adolescentes do município inteiro. No ano de 2017 a  OSC  em parceria com a escola  recebeu o  Prêmio Itaú Unicef e no mesmo ano  recebeu o Certificado do CONDECA  com Projeto Educar para Crescer  Em 2017 e o  Certifcado da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo com os Projetos  Esporte do bem e Esporte para Crescer . Em 2018 recebemos o Prêmio Itaú Unicef com o projeto em parceria com a escola.

   A Associação atua com atividades educacionais, culturais, esportivas, de lazer, atendimento psicológico para crianças e adolescentes vítimas de violência  e atendimento social para as famílias. A Organização atua  através da promoção da família e da organização da comunidade, promovendo a inclusão social, prevenindo  situações de risco e vulnerabilidade social e contribuindo para o desenvolvimento sistêmico, sem distinção de classe social, credo ou etnia.

  Hoje a organização é reconhecida pelos órgãos Públicos por seu trabalho e empenho na efetivação no que diz respeito a Garantia de Direitos tendo sua missão visão e valores como princípios básicos.

 

Missão:

Contribuir com a construção de uma sociedade justa, humana e igualitária, por meio de atividades esportivas, culturais e socioeducativas que visem à melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania das famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

Visão:

Manter a solidez, credibilidade e respeito, expandindo nossas ações para outras comunidades que necessitem de nossos trabalhos, com planejamento estratégico prévio e análise do redimensionamento. 

 

 Valores:

• Valorizar o trabalho de todos aqueles que se empenham para atender pessoas em situação de vulnerabilidade.

•Colocar a ética na orientação de todas as suas atividades e relações com beneficiários, apoiadores e parceiros.

• Utilizar a educação como sistema de prevenção para crianças e adolescentes.

• Respeitar a diversidade de idéias, crenças e pessoas.

• Trabalhar para que as crianças possam crescer com dignidade de filhos de Deus e consciência de cidadãos e pelo bem comum, para a vida e pela dignidade humana.

• Atuar tendo como instrumentos a fraternidade e a solidariedade.

 

 

 

A Associação recebeu vários prêmios e  certificados ao longo destes 17 anos de história:

Em 2011- Prêmio da Petrobrás com o Projeto Itinerante.

Em 2012/2013 -Prêmio Volkswagen na Comunidade com o Projeto Comunidade em Ação

EM 2013/2014- Prêmio GERDAU- Projeto Lyra Crescer

Em 2015 -  Certificado do Itaú Unicef  pelo trabalho em parceria com  a escola-Projeto Comunidade em Ação

Em 2016 - Certificado do CONDECA - Projeto Saúde e Equilibrio para atuar com vítimas de violência e/ou abuso sexual

Em 2017- Prêmio Itaú Unicef com o Projeto em parceria com a escola - Comunidade em Ação

Em 2017 -Certificado do CONDECA  -Projeto Educar para Crescer (contra turno escolar)

Em 2017- Certifcado da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo- Projeto Esporte do bem e Esporte para Crescer

Em 2018 ficamos como  semi-finalistas do Prêmio Itaú Unicef com o projeto em parceria com a escola – Projeto  Comunidade em ação.

Durante todos esses anos a organizaçao recebeu recursos da Prefeitura municipal de pindamonhangaba com seus projetos aprovados pelo CMAS- CMDCA e Câmara de vereadores

A organização reuni também os certificados do CMDCA e CMAS bem como o Certificado de Qualidade em Projetos - fornecido pela  Câmara Municipal e FUNVIC e o Selo de Qualidade em Projeto que trabalha em Parceria com a Escola.

Na região do Goiabal são cerca de 366 famílias cadastradas na Unidade de saúde do bairro Goiabal . O Projeto atende cerca de 113 dessas famílias.

Atendemos cerca de 125 crianças e adolescentes no bairro do Goiabal e 40 na região do centro.

Diante do trabalho realizado no Bairro do Goiabal e adjacências, realizamos  o diagnóstico social no período de abril a agosto de 2019 com 87 famílias, onde as mesmas responderam 17 questões relacionadas ao cotidiano familiar e do território.

Projetos atuais

Fortalecendo

VÍNCULOS

Área de cobertura do projeto

O projeto abrange toda o município de Pindamonhangaba - São Paulo.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é desenvolver um trabalho que contribua para proteção de crianças e adolescente com o intuito de minimizar casos de violação dos direitos. O projeto ainda oriente e apoia as vítimas de violência e seus familiares através de atendimento psicossocial, atuando contra os cinco tipos de violência e agindo na prevenção e redução de recorrência de casos.

PROJETO

COMUNIDADE EM AÇÃO

Área de cobertura do Projeto

O Projeto é desenvolvido na sede no bairro do Goiabal  e atende os bairros adjacentes Lago Azul, Shangrila, Campinas e Pouso Frio.

Objetivo Geral

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, através de atividades e eventos prevenindo a ocorrência de risco e vulnerabilidade social e para complementar o trabalho social realizado no serviço de proteção e atendimento integral as famílias. Em parceria com o CRAS / CREAS / SECRETARIA DA EDUCAÇÃO / SECRETARIA DE SAÚDE / SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Quem somos?

Entre em contato:
(12) 3648-5506

Encontre-nos:
Av. dos Cedros, 16, Goiabal
Pindamonhangaba – SP 12413-990

Todos os direitos reservados

Projeto social AACA